sábado, abril 05, 2008

Apresentação do livro "Delete-me"


Escrever sobre Poesia...Escrever sobre um Poeta.
Não é fácil escrever sobre poesia, porque os poemas saem da Alma de quem os escreve e, a mim não me é possível ver a Alma.
Mais fácil será, escrever sobre a vida de um Poeta, mas difícil se torna, se o poeta é nosso Amigo…
Isto parece não esta a correr bem,… vá lá…Deleta-me…Não! não o vou fazer, vou continuar… sento-me ….olho…leio as primeiras palavras, depois procuro encontrar os sentidos e pensamentos daquelas palavras, procuro encontrar a Alma do Poeta.
Aos poucos, vou ficando cada vez mais prisioneiro das palavras …
Deleta-me? Qual quê …as palavras cada vez mais fortes, mais ousadas, mais acutilantes, mais serenas ou ternas, percorrem o Mundo da Poesia e a intimidade de muitos Poetas e vão tomando formas graciosas, desenhando esperanças e desejos e, o eu prisioneiro das palavras, já não as vai deixar, nem as quer perder, leio mais e mais avidamente as consumo, porque aqui estão mais que palavras, está o coração e alma do seu Autor. Aqui as palavras são fragmentos, partículas de um todo, que tem a força das marés e o brilho do Sol em tarde de Verão. Aqui as palavras?… Deleta-me …penso nesta palavra …rio-me e sigo o pensamento

…anoitece, é anoitecer,
que segue o entardece
quando entardecer
e, se agora se não entende,
se entenderá quando se ler…

palavras…escurece …levanto-me, caminho, olho o Sol final de hoje no horizonte e a sua imagem no lago, junto da minha porta, simétrica como um espelho. Qual é a realidade, a verdade, essência e a aparência?

Palavras!
Quem ouve palavras?
Quem as lê?
São apenas palavras.
Pois são!
São apenas palavras,
mas vindas do coração.

Continuo prisioneiro destas palavras…
Deleta-me? Não !
Estou próximo do final ….
faltam poucas páginas
e não importa a dimensão,
porque as palavras
são bocados do coração.

São o alimento que pode saciar ou mitigar
a fome de aprender…
É noite !
é noite porque anoitece…
E eu escrevo
porque me apetece…

Gabriela este teu Delete-me é uma delícia, em cada frase, em cada palavra encontro a força que contagia e obriga a continuar e querer ler mais e mais….

palavras…
não são palavras só não,
porque as palavras vêm da alma e do coração ….
Sem mais palavras…. Deleto-me
Texto de Silvestre Raposo que prefacia o livro "Delete-me" de Gabriela Rocha Martins, cuja apresentação já foi aqui noticiada.

Sem comentários: